Quando devemos procurar um especialista nesta área?
A cirurgia de cabeça e pescoço é uma especialidade cirúrgica que trata principalmente dos tumores benignos e malignos da região da face, fossas nasais, seios paranasais, boca, faringe, laringe, tireoide, glândulas salivares, dos tecidos moles do pescoço, da paratireoide e tumores do couro cabeludo.
Nós NÃO tratamos os tumores ou doenças do cérebro e outras áreas do sistema nervoso central nem as da coluna cervical.
Dentre os procedimentos diagnósticos realizados pelo cirurgião de cabeça e pescoço eu destaco a nasofibroscopia, realizada para examinar, avaliar e, eventualmente biopsiar, lesões da laringe e faringe.
Dentre as cirurgias mais comumente realizadas pela especialidade podemos citar as tireoidectomias, traqueostomias, cirurgias de glândulas salivares (parótida, submandibular), tumores da boca e da laringe, além dos esvaziamentos cervicais e ressecções de tumores de pele.
E porque devo procurar um especialista nesta área se tiver uma alteração em algum desses lugares?
Porque a região da cabeça e pescoço é muito complexa, possui muitos nervos, artérias e veias, todos próximos de órgãos importantíssimos como língua, traqueia, laringe, esôfago.. então, conhecer a anatomia do local que se está mexendo é muito importante para evitar sequelas e ter um bom resultado final.
Como lidamos com esse segmento do corpo o tempo todo, sabemos identificar quando algo não está bem, indicar biopsia e orientar o tratamento, seja ele cirúrgico ou não, de modo que o paciente se restabeleça o quanto antes, sem maiores problemas ( na maioria das vezes!).
E você? conhecia a minha especialidade?