Vamos entender agora a importância da vitamina D para o nosso organismo.
A vitamina D promove a absorção de cálcio no intestino e mantém concentrações adequadas deste elemento para permitir a mineralização óssea normal e para evitar tetania hipocalcêmica (contração involuntária dos músculos, levando a cólicas e espasmos). Sem absorver quantidade necessária de vitamina D, os ossos do corpo humano podem se tornar finos, quebradiços e em casos mais graves, sofrer deformações.
Além da atuação no sistema músculo esquelético, a vitamina D também ajuda nosso organismo a reduzir inflamações e modular processos como desenvolvimento celular, manutenção das funções neuromusculares e imunológicas e metabolismo da glicose.
Nós precisamos da luz do sol para que esta vitamina seja produzida e liberada de maneira adequada em nosso corpo. O bom é que 10min diários de exposição, antes das 10h ou após às 16h preferencialmente, para evitar os raios mais prejudiciais para a nossa pele, já é tempo suficiente.
É através de exames laboratoriais que verificamos os valores da vitamina D e avaliamos a necessidade de reposição.
Mas voltando ao questionamento inicial... vitamina d e tireoide tem algo a ver?!
Não diretamente!
A tireoide não precisa dela para o seu bom funcionamento! Ela tem muita relação com a paratireoide... mas isso é assunto para um outro post. Quer saber mais?